Ayurveda

A Ciência da Vida
A doença, para o Ayurveda, é muito mais do que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos para a manutenção da vida. O Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença começa muito antes de atingir o estágio em que finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o tempo, caso não sejam corrigidos, dando origem à doença muito antes que possamos percebê-la.
Para entender este princípio, é necessário deixar de lado os conceitos da medicina ocidental de saúde, doença e cura. Esqueça as especialidades médicas e o uso isolado de medicamentos. O foco do Ayurveda não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma. O objetivo deste sistema é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os demais seres. Só então será possível ser verdadeiramente saudável e feliz.
Quem não gostaria de ter uma vida mais equilibrada?
A Ayurveda entende que o autocuidado é um processo constante, com benefícios sentidos a cada dia.
Ayurveda e os elementos
O Ayurveda analisa cuidadosamente as energias e o equilíbrio entre elas, a partir de 5 elementos: terra, fogo, água, ar e éter (ou espaço).
Estes são os 5 elementos básicos da natureza, de toda a vida, e também são chamados de Pancha Maha Bhutas.
Com eles, então, o Ayurveda vê como as energias fluem no microcosmo, que somos nós, humanos, e no macrocosmo, que é o universo inteiro.
Os doshas
Doshas são os nossos humores biológicos, sendo "influências" que permeiam o nosso corpo e toda a nossa existência.
No total, existem 3 doshas base, e eles manifestam-se a partir da combinação de 2 dos 5 elementos básicos.
Dosha Vata: éter e ar, ligados às funções excretora e nervosa.
Dosha Pitta: fogo e água, ligados às funções metabólicas e digestivas.
Dosha Kapha: água e terra, ligadas a funções estruturais e lubrificantes.
Todos nós somos governados por esses 3 doshas, pois cada um encorpora os 5 elementos. Só que cada um de nós tem uma manifestação diferente dos doshas. Afinal, o Ayurveda reconhece que cada pessoa é um ser único, com configuração própria.
Essa combinação de doshas é chamada de Prakriti. Geralmente, as pessoas têm dois doshas dominantes. Mas também existem aqueles com um dosha principal e aqueles com um bom equilíbrio entre os três.
Quando os elementos e, portanto, os doshas estão desequilibrados, surgem doenças e distúrbios. E o desequilíbrio em diferentes doshas causa diferentes manifestações.
Desequilíbrio em Vata: secura, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, ansiedade, medos, melancolia, instabilidade, flutuações de humor, insónia, problemas nas articulações e dores musculares.
Desequilíbrio em Pitta: azia, gastrite, úlcera digestiva, hepatite, fezes moles, aumento da sudorese, pele sensível, vermelhidão, irritabilidade, ciúme, agressividade, inflamação, acne e enxaqueca.
Desequilíbrio em Kapha: ganho de peso, lentidão, preguiça, oleosidade, aumento das secreções, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias e apego.
Portanto, para iniciar um tratamento com Ayurveda, antes de tudo, é necessário entender como os seus doshas se manifestam e quais estão desequilibrados, através de um Diagnóstico. Após o qual de acordo com o resultado, necessidade e objetivo, um programa será traçado / proposto.
Na Prática
- Recomenda-se a ingestão de alimentos produzidos na região de acordo com as estações do ano em que são cultivados. A dieta deve levar em consideração o perfil dosha - Vata, Pitta, Kapha - baseado em certas características de cada indivíduo.
- Cromoterapia, aromaterapia, meditação com repetição de mantras ... Tudo isso é, também, contemplado pelo Ayurveda. São práticas que, além do corpo físico, trabalham com energia sutil e com propósito de vida.
- Os medicamentos fitoterápicos são um pilar importante. Em geral, ervas e raízes são usadas, cujas propriedades aparecem em livros didáticos antigos. Hoje o uso, muitas vezes, vem na forma de chás, xaropes e cápsulas.
- Existem várias técnicas. Em geral, aumentam a circulação dos fluidos vitais, facilitam a eliminação de toxinas e nutrem os tecidos do corpo. Elas podem ser feitos com óleos, pós e ervas.
- Para equilibrar os doshas e manter a saúde, existem tratamentos que eliminam o Ama, o que não foi digerido e pode causar doenças. É o caso da limpeza dos intestinos e do trato respiratório.
Agenda a tua sessão de diagnóstico e criaremos o teu programa e acompanhamento personalizado.
Terapias: